DESENVOLVIMENTO & PROGRAMAÇÃO 

Profissionais com experiência em diversas funções em áreas de IT

Disponíveis para:

  • Partilha de experiência

  • Preparar entrevista​

  • Conversa aberta

Áreas

Business Analysts & Product Owners

 

Nuno Reis

BIO

Trabalho atual:

Product Owner @ Nmbrs (Portugal)

 

Experiência:

O Nuno iniciou a sua carreira como Software Developer há quatro anos e meio, sempre com um foco em resolução de problemas. A transição para Product Owner foi feita há mais de um ano na Nmbrs, sempre acreditando no trabalho de equipa e na aprendizagem contínua como o caminho a seguir.

 

Enquanto Product Owner na Nmbrs é o responsável pela Aplicação Mobile, que serve mais 150.000 utilizadores, para além de várias iniciativas de necessidade estratégica da empresa.

Ricardo Palmela

BIO

Trabalho atual:

Product Owner @ Sherpany (Portugal)

Experiência:

Com um background em desenvolvimento de software, sobretudo em consultoria, desempenhou funções que vão desde programador até gestor de projetos. Passou também por uma software house onde dirigiu o desenvolvimento de produtos de Enterprise Content Management, até mudar radicalmente de área e abraçado o desafio de gerir produtos. Primeiro como Gestor de Produto nos CTT, e mais tarde num ambiente mais Startup como Product Owner primeiro na Wodify e atualmente na Sherpany.

 

Adepto da diversificação de competências e com uma constante vontade de adquirir novas experiências, tornou-se um defensor de metodologias ágeis tendo adquirido diversas certificações na framework Scrum.

 

Data Science

António Mendes

BIO

Trabalho atual:

Data Science Team Lead @ Adjust (Alemanha)

Experiência:

Data Science Team Lead na adjust.com uma empresa na área de mobile advertisement. Estou em Berlim há cerca de 3 anos a  e tive a oportunidade de ver o crescimento da Adjust de 100 empregados para mais de 500 e também de trabalhar com vários parceiros e clientes como a Google, Facebook, Mozilla, Microsoft, Spotify, Uber, King, Yandex, etc. Previamente trabalhei cerca de 2 anos no BNP Paribas em Lisboa também como Data Scientist na área do CRM.

 

De momento o meu trabalho está mais focado em R&D e gestão de pessoas, mas durante os últimos anos tive bastante experiência prática em todas as fases de projetos de Data Science (data engineering, modeling, moving to production, discussing with stakeholders, reporting).  

 

Programming

Pedro Verruma

BIO

Trabalho atual:

Engineering Manager @ Talkdesk (Portugal)

Experiência:

O foco da sua experiência é AI e Machine Learning, trabalhou em duas startups onde ajudou a desenvolver desde motores de pesquisa a sistemas de monitorização de infraestutura. Actualmente trabalha como Eng. Manager na Talkdesk onde trabalha com equipas de AI e ML.  

 

Com mais de 10 anos de experiência, parte deles em desenvolvimento, e em gestão de equipas encontra-se equipado para ajudar numa decisão de mudança de carreira ou orientação dentro da área de AI e Data Science.

Samuel Martins

BIO

Trabalho atual:

Scala back-end developer @ Triggerise (Portugal)

Experiência:

Especialista em programação funcional em Scala com experiencia em desenvolver, manter e migrar web applications para arquitectura de microserviços. Conta com experiencia no sector do entretenimento e saude comunitária.

Trabalha neste momento para uma ONG com impacto a nivel global mas principalmente em paises desfavorecidos.

Diogo Pereira

BIO

Trabalho atual:

Outsystems Solutions Specialist @ Truewind (Portugal)

Experiência:

Com background em Engenharia Civil, decidiu mudar de área e envergar uma academia Outsystems.

Com isto descobriu a sua paixão e foi ganhando experiência tanto como developer, desenvolvendo aplicações Web e Mobile, bem como experiência em lidar com pessoas através de formação de novos academistas ou junior developers nos projectos em que estava inserido.

Mais recentemente tem tido a oportunidade de participar como Tech Lead, aprofundando experiência na gestão de projectos e equipas.

Filipe Barroso

BIO

Trabalho atual:

Software Engineer (Portugal)

Experiência:

Com larga experiência em criação de software desde ideia à sua publicação. Especializou-se em desenvolvimento de aplicações móveis e inteligência artificial. Trabalha actualmente remotamente para uma empresas internacional. Particiou em projectos desde para pequenas startups até para grandes empresas nacionais, certamente terá neste momento uma aplicação instaladaa no seu telémovel desenvolvida por ele.

 

É um assíduo organizador de comunidades tecnologicas, é palestrante internacional, e contribuidor de vários projectos de código aberto sempre com a ideia de bom impacto social.

José Postiga

BIO

Trabalho atual:

Lead Backend Developer @ Infraspeak (Portugal)

Experiência:

Sou José Postiga, Senior Backend Developer na Infraspeak durante o dia, co-anfitrião do podcast Laravel Portugal e colaborador de vários projetos de software de código aberto à noite! Trabalho com tecnologias relacionadas à Web desde 2008, principalmente com Symfony e Laravel. Também me sinto muito confortável com o DevOps, especialmente com o Docker.

Carlos Souza

BIO

Trabalho atual:

Senior Software Engineer at TripAdvisor | Consultant @ Aubay (Portugal)

Experiência:

Especialista em desenvolvimento web, com 15 anos de experiência na área. Trabalha atualmente como consultor em um dos maiores sites de viagens do mundo. Já palestrou em alguns eventos sobre agile, clean code, AB/test e dojo, já realizou algumas formações a pessoas com foco na entrada na área de desenvolvimento web. Larga experiência em arquitetura de aplicações web, modelagem de base dados, agile, clean code, TDD, microserviços e um pouco de Devops.

 

Participou em diversos projetos de criação de aplicações web, migrações de sistemas utilizando diversas linguagens como: PHP, Go, NodeJS e Typescrypt.

Francisco Freire

BIO

Trabalho atual:

Senior Technical Success Manager @ OutSystems (Portugal)

Experiência:

Após finalizar a Licenciatura em engenharia informática, decidi apostar numa academia Outsystems. Pouco tempo depois deparei-me com o desafio de atuar como Outsystems tech lead numa pequena software factory para um cliente internacional.

 

Recentemente decidi abraçar um novo desafio como Technical Sucess Manager na Outsystems Acredito que tudo é possível desde que haja dedicação, esforço e vontade de aprender e estou disponível para ajudar qualquer pessoa a descobrir e alcançar os seus objetivos.

Rui Gramacho

BIO

Trabalho atual:

Director of Engineering @ MessageBird (Portugal)

Experiência:

Olá, sou o Rui, e estou de momento a colaborar com uma empresa holandesa na àrea das telecomunicações globais, a MessageBird. Fiquei positivamente supreendido com esta iniciativa e achei que podia contribuir ao oferecer um pouco da minha experiência ao serviço de quem poderá beneficiar dela.

 

Entre engenharia e gestão produto, do trabalho em Portugal como fora deste, ou até da nova realidade de trabalho remoto. Estou aqui. Conta comigo.

 

Agile

Pedro Nogueira

BIO

Trabalho atual:

Head of Agile & DevOps Enablement @ Celfocus (Portugal)

Experiência:

O Pedro acumula 22 anos de experiência no sector de Telecomunicações(Vodafone, Celfocus), com foco na liderança de vários projetos/produtos no âmbito transformação digital de canais assistidos para canais digitais(apps moveis e web de selfcare e mCommerce). Com background em Engenharia Informática, participou em programas de mentoria de startups ou desenvolvimento de iniciativas internas de inovação. Nos últimos anos dedicou-se à liderança da transformação na Celfocus para adoção de práticas Agile e DevOps. Vê o momento atual como uma oportunidade para as empresas e as pessoas de resenharem, olhando para modelos distribuídos como um “new normal”.

 

Um apaixonado pela aventura e risco por via do Alpinismo, tirando partido disso para mais facilmente gerir as incertezas do nosso dia à dia profissional.

Luís Santos Silva

BIO

Trabalho atual:

Consultant @ Smart IT e Agile Coach @ Outsystems (Portugal)

 

Experiência:

O caminho do Luís para se tornar Agile Coach está longe de ser tradicional. Com background em Comunicação e Banca, fez da adaptabilidade um asset. Sempre disposto a promover mudanças, é bastante orientado a objetivos e um bom team player.

 

O objetivo de Luis é fazer as pessoas felizes no trabalho! Criatividade, empatia e curiosidade são os seus motivadores e definem o tom de todas as interações.

Sofia Pereira Silva

BIO

Trabalho atual:

Agile Coach/ Scrum Master @ Reskilling (Portugal)

 

Experiência:

Licenciada em Economia e Pós-Graduada em Marketing Digital, após 20 anos de experiência como Business Analyst @ GrupoVisabeira, imergiu no mundo das metodologias ágeis. Certificada Scrum Master e Product Owner pela Scrum Alliance, Sofia quer ajudar as organizações a serem mais ágeis e menos tradicionais para serem capazes de fazer face às mudanças rápidas do mundo atual.

 

Acredita que a re-invenção das pessoas e das organizações é a chave para o sucesso.

Rafael Fernandes

BIO

Trabalho atual:

Agile Coach/ Scrum Master @ Luxoft (Suécia)

 

Experiência:

Mestrado em Engenharia Electrotécnica, com experiência em desenvolvimento de software e automação. Neste momento vive em Gotemburgo na Suécia onde trabalha como Agile Coach ajudando equipas a aumentarem a qualidade do produto e adaptar práticas como DevOps.

 

Rafael está disponível para conversar, rever currículos, ou preparar para entrevistas em português ou inglês.

Pedro Barata

BIO

Trabalho atual:

Engagement Manager @ OutSystems (Portugal)

 

Experiência:

Com 13 anos de experiência, tendo passado por diversas áreas e várias linguagens de programação, foi após ter trabalhado num projecto que lhe permitiu ver o Kanban e as metodologias Lean a funcionar em chão de fábrica, que se apaixonou pelas metodologias Agile e pelo que elas permitem atingir. Tem trabalhado em ambientes com um mindset Agile, em diferentes papéis nos últimos quatro anos. Procura constantemente tirar o máximo das oportunidades para ajudar as equipas a crescer e entregar valor.

 

Acredita que a curiosidade, adaptabilidade e o crescimento continuo são factores diferenciadores e gosta de desafiar-se e aos que estão perto a sair da sua zona de conforto e procurar novas abordagens.

Luís Carvalho

BIO

Trabalho atual:

Delivery Manager / Product Owner (Portugal)

 

Experiência:

O Luis já passou por várias funções em desenvolvimento de produtos e projectos, desde desenvolvimento a operações a gestor de produto, de equipas e de estruturas organizacionais. O que mapeia bem os seus dois grandes interesses : desenvolvimento de produto e organizações e pessoas. Com cerca de 17 anos de experiência em tecnologia, nos últimos 8 anos tem estado envolvido em particular na criação de iniciativas B2C em grande escala (em número de utilizadores e em número de colaboradores),  lançados em vários mercados na área de consumer cloud, identidade digital, Internet of Things e Media com equipas distribuidas por todo o mundo. Passou os últimos 13anos em Dusseldorf e recentemente regressou a Portugal. 

 

Entusiasta do mindset Agile e de novas maneiras de trabalhar, acredita que o valor de uma organização está nas suas pessoas e numa missão alinhada.

Rodrigo Nogueira

BIO

Trabalho atual:

Agile Coach @ Farfetch (Portugal)

 

Experiência:

Hoje atuo como Agile Coach na Farfetch e já estou nessa posição há 2 anos, mas minha experiência maior foi como Front End Developer onde iniciei minha carreira em 2011, porém desde o início sempre tive contato e interesse sobre o tema agilidade.

 

Já atuei como Scrum Master e líder de equipa no passado e também já dei aulas de Front-End na minha faculdade e posteriormente na empresa que tive no Brasil, chamada Fator Web.

 

DevOps & Infrastructure

Rafael Silva

BIO

Trabalho atual:

IT Systems & Network Administrator na World of Wine by Axians Portugal (Portugal)

 

Experiência:

O Rafael iniciou a sua carreira como Web Developer (C#; Web 2.0, Ajax) mas rapidamente sentiu que a sua paixão era sistemas implementação, análise, administração, desde Linux / Windows a Azure Cloud com Clusters, Storage, Networking, alta disponibilidade, Backups e Disaster Revovery e Business Continuity

 

Regressou a Portugal em Maio de 2020, depois de 6 anos em Angola onde e como System Specialist trabalhou com Hipermercados, Bancos, Seguradoras, entre outras, trabalho realizado tanto on site como remoto. É possuidor de várias certificações Microsoft, entre elas MCT, Microsoft Certified Trainer, pelo que também está disponível nesta vertente para ajudar quem necessitar.

 

Quality Assurance

Carina Freitas

BIO

Trabalho atual:

Quality Software Assurance Tester @ Mobileum (Portugal)

 

Experiência:

Mestre em Engenharia Biomédica decidiu abraçar uma área que disse nunca querer. A relação com os testes de software não foi uma paixão à primeira vista, mas um amor construído que mudou a sua forma de ver o mundo. Tester certificada pelo ISTQB, tem especial carinho pela melhoria contínua e tenta explorar novos métodos e ferramentas que possam tornar o trabalho da sua equipa mais rápido e eficaz.

 

Conhecida como a mulher dos sete ofícios, é administradora de um blog e gere dois pequenos negócios: um relacionado com artesanato e outro com cuidado pessoal.

Support

 

Filipa Silva

BIO

Trabalho atual:

Application Support Analyst @ Isobar Switzerland (Portugal)

 

Experiência:

Com mil e um interesses, deixou as artes para fazer Psicologia das Organizações, e atualmente encontra-se entregue à engenharia informática. Com um percurso profissional iniciado em Recrutamento de TI, depressa descobriu um interesse novo por infraestrutura e Cloud, e atualmente trabalha com Office 365 e SharePoint. Com uma grande paixão por Azure, declara-se mesmo como uma pessoa "com a cabeça nas nuvens".

 

Defensora de que devemos seguir os nossos interesses, sejam eles qual forem, tem aproveitado a sua experiência pessoal em troca de carreira e os conhecimentos em psicologia do trabalho para incentivar os à sua volta a procurarem a sua vocação e desenvolverem novas competências.

Bruno Rasteiro Oliveira

BIO

Trabalho atual:

IT Administrator & Operations @ INSCALE (Portugal)

 

Experiência:

A minha formação académica é Comunicação, trabalhei na área durante 3 anos e com experiência na gestão de equipas e implementação de processos. No entanto, e de forma a pagar estudos, desde cedo trabalhei em empresas de IT e Technical Support. Acabei por direccionar os meus esforços para esta área e, actualmente, sou IT Administrator & Operations na empresa Inscale Portugal. O meu background profissional conta com passagens em empresas como a everis, mrepair e a G9, assim como com saídas de Portugal em busca de algo melhor.

 

Acredito que a base de tudo são as pessoas. Devemos desafiar-nos constantemente e sair da zona de conforto, onde tudo parece tão bem mas tão monótono. Sermos curiosos e optar por um crescimento continuo e sustentado.