CIÊNCIAS & ENGENHARIA

Profissionais com experiência  em diversas funções em áreas Científicas e de Engenharia

Disponíveis para:

  • Partilha de experiência

  • Preparar entrevista​

  • Conversa aberta

Áreas

Science Communication

 

Daniela António

BIO

Trabalho atual:

EU Communication Officer @ CERN (Suíça)

Experiência:

Com vários anos de experiência em Comunicação e Marketing, Daniela é actualmente responsável pela comunicação de projectos co-financiados pela Comissão Europeia no CERN, a Organização Europeia para a Investigação Nuclear. Bióloga e Comunicadora de Ciência de formação, é também no CERN que trabalha como escritora de ciência e editora-chefe de uma newsletter exclusivamente dedicada à ciência de aceleradores de partículas.

 

A Daniela acredita numa cidadania activa e é nesse contexto que tem vindo a integrar e a participar em várias iniciativas sociais, entre as quais se incluem a iniciativa #GirlsTechPlayground (Empowerment Lab) e os eventos TEDxGeneva e PechaKucha Genève.

 

Biomedical

Maria Paiva Pessoa

BIO

Trabalho atual:

Post-doctoral researcher @ MRC London Institute of Medical Science (Reino Unido)

Experiência:

Actualmente é cientista de investigação no London Institute of Medical Sciences, após ter completado o doutoramento no Imperial College London em comportamento e metabolismo. Durante o doutoramento, fez um estágio em política de saúde e ciência na Academy of Medical Sciences, e também fez parte do think-tank Polygeia, onde trabalhou em tópicos de saúde internacional, como nutrição materna e segurança alimentar. Tem 7 anos de experiência em investigação cientifica, não só no meio académico, mas também numa start-up de ciências da vida. 

 

Acredita em políticas públicas baseadas na evidência científica e numa maior integração e comunicação da ciência na sociedade civil.

Carlos Olavo Neto

BIO

Trabalho atual:

Medical Science Liaison | Cardiometabolics (Medical Affairs) @ AstraZeneca (Portugal)

Experiência:

Formado em Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, iniciou o seu percurso profissional como estagiário de Marketing na área das Neurociências na Janssen, farmacêutica do grupo Johnson & Johnson. Desenrolou diferentes posições desde Business Development Coordinator, Digital Projects Coordinator e Sales Representative.

 

Atualmente é Clinical Science Liaison na empresa farmacêutica AstraZeneca, onde contacta com médicos e líderes de opinião da área Cardiovascular. Gosta de empreendedorismo, de discutir novas ideias e de uma boa conversa. Ah, e produz a sua própria Cerveja Artesanal, o que é sempre um quebra-gelo em conversa.

 

Aerospace

António Paulo

BIO

Trabalho atual:

Stress Engineer @ CEIIA (Portugal)

Experiência:

Formado em Engenharia Aeroespacial pelo IST e depois de uma breve experiência como Engenheiro dos Petróleos na Galp, trabalha desde 2018 no centro de engenharia CEiiA, como engenheiro de cálculo estrutural. Aí tem participado em diversos projectos com clientes internacionais com o objectivo de dimensionar as estruturas integrantes de aviões ou helicópteros.

 

Constantemente à procura de se desafiar e sair da sua zona de conforto, pois só assim acredita existir a capacidade de aprender e de evoluir.

 

Conservation Science

Paula Nabais

BIO

Trabalho atual:

Researcher in Conservation Science @ REQUIMTE (Portugal)

Experiência:

Paula Nabais é investigadora no Departamento de Conservação e Restauro e na unidade de investigação LAQV-Requimte, da Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade NOVA de Lisboa. O seu projecto de doutoramento, intitulado “Identity and connections within medieval heritage: color in the illuminated manuscript through the eyes of the molecular sciences and humanities,” recebeu o prémio “Estimulo à Investigação” na área da Química pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este trabalho incidiu no desenvolvimento de metodologias inovadoras para a identificação e caracterização de colorantes orgânicos em obras de arte.

 

Recentemente, tem se dedicado ao estudo de manuscritos medievais e alguns dos materiais mais desafiantes de caracterizar nestas obras, tintas de escrita e corantes amarelos. É ainda membro de equipa de dois projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, Stemma e Polyphenols in Art. Teve a oportunidade de participar em vários projectos a nível Europeu (IMAN, Spain; Vienna Genesis, Austria), pertencendo ao Comité de Gestão de Portugal da Cost Action “Europe through Textiles”.

 

Wildlife Conservation

Marta Cálix

BIO

Trabalho atual:

Gestora de projetos @ Rewilding Portugal (Portugal)

Experiência:

Formada em biologia evolutiva e do desenvolvimento na Universidade de Lisboa, e com um mestrado em Gestão e Conservação da Vida Selvagem na Universidade de Reading, em Inglaterra. Como ornitóloga, participou em várias expedições com a Operação Wallacea, estudando a avifauna da Guiana e Honduras. 

 

Trabalhou no Escritório Regional Europeu da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) em Bruxelas, onde participou na compilação de várias Listas Vermelhas Europeias de Espécies Ameaçadas. Trabalha agora para a Rewilding Portugal como gestora de projetos.

 

Quality Management, Health & Safety and Environment Management Systems

Manuel Nicolau

BIO

Trabalho atual:

Managing Director @ QIC - Quality Inputs Consultancy (Portugal)

Experiência:

O Manuel é formado em Engenharia Civil, MBA pela Universidade de Hull em Inglaterra e possui o Certificado de Competências Pedagógicas do Formador (CCP). Acumulou mais de 28 anos de experiência, em projetos icónicos e em mais de 30 países, no desenvolvimento e implementação de Sistemas de Gestão de Projetos, visando o mapeamento e otimização de processos.

 

Para além de ser formador e auditor certificado de Sistemas de Gestão Integrados (Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001), Segurança & Saúde (ISO 45001) e de Gestão de Risco, é autor de ferramentas de auditoria que permitem a partilha de resultados quantificados, facilitando análises de comparação de desempenho em tempo real.

Tiago Lopes

BIO

Trabalho atual:

Health and Safety Engineer and Environment Technician @ Amorim Cork Composites (Portugal)

Experiência:

Há 9 anos que entrei para o mercado de trabalho, tendo sempre trabalhado e estudado simultaneamente, para poder pagar a minha formação, passando por várias realidades, hierarquias profissionais e setores de trabalho. Atualmente trabalho na empresa Amorim Cork Composites, uma indústria de transformação de cortiça da Corticeira Amorim, onde comecei desde o meu estágio curricular de Mestrado. Faço parte do departamento de segurança, saúde no trabalho e ambiente, sendo as minhas áreas de formação académica. Sou licenciado em ciências e tecnologia do ambiente na faculdade de ciências da universidade do Porto e mestre em engenharia de segurança e higiene Ocupacionais pela faculdade de engenharia da universidade do Porto.

 

Estou neste momento a tirar o CCP (antigo CAP) de formador e também dois níveis de Inglês através do Wall Street English. Gosto muito de complementar a minha formação pelo que procuro constantemente a possibilidade de melhorar a mesma. Desde Março deste ano que lido com todas as envolventes desta pandemia no meu contexto profissional a nível empresarial porque está diretamente relacionado com a minha área profissional.

 

eHealth

Miriam Cabrita

BIO

Trabalho atual:

Investigadora e gestora de projetos na área da saúde digital @ Roessingh Research and Development (Holanda)

Experiência:

Formada em Engenharia Biomédica pela FCT/UNL, a experiência internacional da Miriam começou em 2011 no âmbito do programa ERASMUS. Desde 2013 que trabalha numa empresa de I&D de soluções de saúde digital, maioritariamente na área da motivação de estilos de vida saudáveis para prevenção e tratamento de doenças crónicas. Miriam mantém também afiliação com a Universidade de Twente, onde é responsável pela orientação de teses de investigação (BSc., MSc. e PhD) e onde é professora convidada em cadeiras dos programas curriculares em Engenharia Biomédica, Tecnologia Creativa e Ciências da Saúde. Como doutorada em Engenheira Biomédica a trabalhar numa empresa de I&D, Miriam é muitas vezes o elo de ligação entre o utilizador final (seja este cidadão, paciente ou profissional de saúde), a indústria e o mundo académico.

 

A Miriam trabalha maioritariamente em equipas interdisciplinares e multiculturais. Como cidadã Europeia, atrai-lhe o contexto global do mundo em que vivemos, acreditando que não devemos começar do zero e trabalhar em ilhas nos diferentes países Europeus, mas sim juntar forças e, partindo de uma base comum, adaptar a solução criada a cada contexto.

 

Research & Development

Nuno Oliveira

BIO

Trabalho atual:

R&D Engineering Manager @ Bosch Termotechnology (Portugal)

 

Experiência:

Após a formação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Aveiro, Nuno Oliveira obteve uma bolsa de estágio da FCT no CERN (Genebra, Suíça) de dois anos. De regresso a Portugal, integrou o departamento de engenharia de novos projetos hídricos da EDP, onde participou em diversos projetos do programa nacional de barragens e alguns projetos internacionais.

 

Desde 2016 que lidera uma equipa de I&D de esquentadores a gás na Bosch Termotecnologia.   Com um percurso em diversas indústrias e funções, é uma pessoa focada nos objetivos e no desenvolvimento de novos projetos e soluções.